O ano de 2023 foi repleto de emoções para o Grêmio e seus torcedores. A equipe gaúcha teve diversos altos e baixos ao longo do ano, desde o anúncio eufórico da chegada do astro Luis Suárez, até as tensões internas, crises e aposentadorias.
Com cada partida e cada gol, os torcedores do Grêmio viveram uma montanha-russa de emoções. A chegada de Suárez, um dos maiores atacantes do futebol mundial, foi recebida com grande entusiasmo. A contratação do uruguaio foi celebrada como um enorme feito para o clube.
O brilho do uruguaio Luis Suárez
Luis Suárez não decepcionou os fãs e fez uma estreia brilhante pelo Grêmio. Na sua primeira partida, o astro marcou três gols contra o São Luiz, garantindo a vitória para a equipe e o título da Recopa Gaúcha. Porém, o caminho do uruguaio não foi todo tranquilo. Em meio ao ano, Suárez chegou a pensar em aposentadoria devido a persistentes dores no joelho, chegando a visitar seu médico particular em Barcelona, na Espanha, para consultar sobre a condição.
A aposentadoria de Lucas Leiva
Enquanto Suárez fazia sua estreia, outro jogador importante da equipe anunciava sua retirada. Lucas Leiva, um dos ídolos da torcida, foi diagnosticado com fibrose no miocárdio e decidiu pendurar as chuteiras. A aposentadoria de Lucas foi um baque para o time e seus torcedores, principalmente por sua contribuição ao longo dos anos.
Triunfos e crises
Não obstante, o Grêmio conseguiu se superar e conquistar o Hexacampeonato do Gauchão, vencendo o Caxias na Arena. Além disso, a marca de 14 partidas invictas, apesar da primeira derrota ter ocorrido em uma partida decisiva contra o Ypiranga, evidenciou o desempenho consistente do time.
Problemas internos, contudo, também fizeram parte do ano do Grêmio. A saída apressada do treinador Renato Gaúcho, após uma derrota para o rival Internacional, gerou descontentamento e repercussão.
Ao refletir sobre o ano de 2023, é claro que o Grêmio passou por muitas provações e celebrou triunfos significativos. Com Suárez deixando o clube ao final do ano, o olhar agora está direcionado para 2024. .